Traumas
Traumas
-Acredito que todos nós já passamos por algum trauma, certo?
-Mas, o que seria esse trauma?
O trauma de forma simples é uma experiência que foi vivida(lembrança) com grande intensidade perturbadora.
-Como a intensidade é alta as percepções da experiência também são. Como o cheiro, o som e a visão.
-Assim, essa experiência é gravada no circuito emocional e a amígdala fica superestimulada fazendo com que os momentos traumatizantes voltem à consciência. É como um ciclo onde cada etapa alimenta a outra.
-Por isso esses traumas possuem um gatilho sensível, qualquer cheio, som, ou imagem parecidos com a experiência traumatizante vão colocar o indivíduo em um estado super alerta.
Um exemplo disso: um adulto que sofreu muita violência física quando pequeno. Qualquer movimento inesperado em direção a ele, seja alguém que foi cumprimentá-lo, irá desencadear o gatilho que o levará a um estado de luta ou fuga.
-Uma grande consequência desses traumas é na área social, já que essas pessoas se sentem escolhidas como alvo de maldade e perdem a confiança nas pessoas. Assim as relações interpessoais são extremamente difíceis para essas pessoas já que qualquer pessoa pode ser uma potencial ameaça.
-Os traumas fazem com que o ponto de alarme emocional abaixe, ou seja, faz com que qualquer momento comum da vida seja reagido com emergência.
-Os traumas podem vir tanto de um episódio quanto de vários, mas esses precisam ser chocantes o suficiente para deixar uma marca no circuito emocional. Ex: acidente de carro/ crianças que sofreram maus-tratos.
-Outro aspecto que caracteriza o trauma e faz sua marca ficar bem maior é o sentimento de impotência perante a experiência traumatizante.
-Ou seja, quanto maior a sensação de impotência e falta de controle maior será a intensidade do trauma.
-Esses traumas trazem um efeito biológico que é a secreção descontrolada de catecolaminas(adrenalina/noradrenalina) que farão seu corpo entrar em estado de tensão mesmo em ambientes sem risco.