Lidando com traumas
- Dan
- 7 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Lidando com Traumas
-Já sabemos que os traumas causam um forte impacto no circuito emocional, certo?
-Bom, a boa notícia é que esse circuito emocional que foi impactado pode ser “curado”.
-E isto acontece por meio do reaprendizado.
-Mas, como isso funciona?
-Bem, em crianças geralmente acontece por meio de fantasias ou brincadeiras:
Onde elas revivem a cena traumatizante em segurança e em um contexto de baixa intensidade, fazendo com que cada vez mais a cena traumatizante perca toda aquela intensidade emocional.
E, por meio das brincadeiras elas podem dar um final diferente para a cena trágica, fazendo com que ela ganha mais controle sob a situação( saindo do papel de impotência).
-Já em adultos é um pouco mais diferente:
O primeiro passo é descobrir formas de acalmar os sentimentos traumatizantes recuperando o senso de segurança ( para assim permitir o reaprendizado).
Outro passo inicial é ajudar a pessoa a conquistar algum tipo de controle sob a situação (para sair do papel de impotência)
A próxima etapa é bem parecida com a das crianças, onde o adulto em um contexto de segurança vai reconstruir a história traumatizante fazendo com que o circuito emocional traga respostas mais realistas e a partir disso a memória vai se modificar.
-A base do reaprendizado é alterar as respostas do cérebro (medo, angústia, pânico) aos gatilhos (qualquer coisa que relembre o trauma) fazendo com que as respostas emocionais da pessoa fiquem mais controladas.
-A calma física(lidar com a ansiedade e o nervosismo) nos ajuda a ver que a vida não é uma ameaça e isso traz mais conforto e segurança para a pessoa traumatizada além de facilitar o reaprendizado. Uma prática muito comum são técnicas de respiração ou a meditação.
-Concluindo: dependendo do nível do trauma, a terapia e o acompanhamento médico são cruciais.